domingo, 28 de junho de 2009

Solano em Rascunhos estreia no Artemanha

A Cia Sansacroma está em cartaz no Espaço Artemanha de Teatro com o espetáculo Solano em Rascunhos, desde ontem 27 de junho.

A coletânea de poemas do poeta Solano Trindade é contada em várias linguagens: a palavra falada, o canto, a música, a dança, a expressão corporal, os slides projetados e as sombras que dialogam com as figuras projetadas.

É um espetáculo para ver, ouvir e rever. Real em sua crítica social, na luta contra a discriminação, essa é a pegada do texto.

Mas, sem dúvida nenhuma, da forma como foi colocada em cena, a poesia invade e aguça o etéreo plano da sensibilidade de quem assiste.

Fundada em 27 de julho de 2002, na zona sul, a Cia Sansacroma inova em coreodramaturgia, linguagem que incide na dança contemporânea e o teatro.

A encenação da poesia de Solano Trindade, o poeta do povo, faz parte da Trilogia Militante do Ideal, projeto desenvolvido pela companhia.

Também serão encenados: a polêmica escritora Pagu e o pensador educador Paulo Freire.

O pernambucano Solano Trindade, na década de 1960, escolhe o município de Embu para morada. Convidado pelo escultor Assis, Solano, ao lado de outros artistas, foi protagonista de um trabalho que elevou a cidade como sendo Embu das Artes.

Pagu, de nome, Patrícia Rehder Galvão, morreu em 1962, com 52 anos. Casou-se, com 18 anos, com o poeta Oswald de Andrade. Militante comunista, esteve presa 23 vezes. Viajou o mundo, jornalista e escritora, mexeu com o centro nervoso do Brasil.

Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire, tornou-se inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

Assinam os ajustes das obras, a diretora artística Gal Martins, o diretor teatral Siva Nunes, e a produtora Marina Hohne.

Solano em Rascunho tem aproximadamente 45 minutos de duração e ficará em cartaz nos dias 27 e 28/06 e 04 e 05/07. O ingresso custa R$ 3,00.

O Espaço Artemanha de Teatro fica na Estrada de Campo Limpo nº 2706, sub solo, telefone 5844-4116.

Sejam bem vindos! Essa programação não dá pra perder.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário