sexta-feira, 19 de junho de 2009

Em cartaz, Brasil quem foi que te pariu?

O sábado, 13 de junho, teve significado especial. Marcou o início das apresentações do espetáculo de rua da Trupe Artemanha de Investigação Urbana, o Brasil quem foi que te pariu?

A Praça do Campo Limpo é o palco, o ponto de partida.

A foto acima clicada à noite no Espaço Artemanha de Teatro, quando foi servido o coquetel comemorativo à estréia. Ela traz o diretor Luciano Santiago, os atores, os integrantes da oficina de teatro e colaboradores.

Ela serve para ilustrar o trabalho desenvolvido pela equipe. A Trupe Artemanha, agraciada em 2008 pelo Projeto Fomento, da Secretaria Municipal de Cultura, se dedicou às pesquisas urbanas, estudos, as oficinas de circo, percussão, música, ensaios, na elaboração da dramaturgia.

Na sexta feira, 12/06, os últimos retoques nos figurinos. E todos, de uma forma e outra, estavam de vassoura na mão limpando o espaço para receber e brindar com os convidados a alegria que veio a seguir.

Fruto de criação coletiva, a peça reconta a história do Brasil de maneira peculiar, irônica, sarro mesmo em cima dos elementos cultuados nos livros escolares.

Com uma apresentação ágil; a música, o coloridos das vestes, as máscaras, a pantomima que desmistifica e atualiza os personagens narrados em cena.

Cabral desfraldando a terra anal. O Tiradentes bebaço. D. João, o glutão. D. Maria, a louca. O senador corrupto. O juiz parcial. O Bandeirantes opressor. O índio e o negro escravizados. O satírico questionamento. Tudo na mesma dança teatral, arrancando risos e aplausos da platéia.

Embora a tarde fria de sábado, o público foi chegando. Atraídos pela novidade, o aglomerado toma lugar ao redor do espaço cênico.

O teatro de rua aproxima, cria relação e interferência entre a assistência e os atores.

Se por um lado o espetáculo mexe com o cotidiano e seus transeuntes, por outro esses mesmos passantes podem e vão intervir no desenrole.

O espetáculo - Brasil quem foi que te pariu? - segue em cartaz na Praça do Campo Limpo, nos sábados 20 e 27, às 15 horas.

No elenco estão: Alexandre Mattos, Danielle Salibian, Eder Lopes, Eduardo Paiva, Eliete dos Santos, Lilyan Teles e Luciano Santiago, que também assina a direção e dramaturgia.

Seguem as fotos, elas mostram a preparação, o despertar da praça e com certeza refletem mais do que mil palavras o que é o espetáculo, Brasil quem foi que te pariu?


















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário